quinta-feira, 4 de julho de 2013

Homofobia não é só pancada Fique por dentro!

homofobia pode ser expressa de modo velado através de atitudes e comportamentos preconceituosos que envolvam a discriminação, por exemplo, na contratação para um emprego, locação de imóveis, ou no acesso a direitos civis. "A atitude homofóbica inevitavelmente leva à injustiça e à exclusão social de quem a sofre".
A Organização das Nações Unidas (ONU) define a homofobia como "aversão, ódio, medo, preconceito ou discriminação contra homens ou mulheres homossexuais e também pessoas trans e bissexuais" e ainda como "intolerância e desprezo destinados àqueles e àquelas que apresentam uma orientação ou identidade diferente à heterossexual".
De acordo com a Organização das Nações Unidas, em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista de doenças mentais, razão pela qual neste dia se realiza o Dia Mundial pelos Direitos Sexuais e de Combate à Homofobia. Foi nesta ocasião que a OMS reconheceu que a orientação sexual não é uma “opção” e que também não se deve tentar modificá-la
De acordo com o documento Brasil sem Homofobia, produzido pelo governo federal, centenas de gays, travestis e lésbicas foram assassinados no Brasil nos últimos anos. Muitos deles - como Édson Néris, que foi linchado em 2000 no centro de São Paulo por estar caminhando de mãos dadas com o namorado - morreram exclusivamente pelo fato de manifestarem publicamente sua orientação sexual e afetiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário